quarta-feira, 24 de março de 2010

A origem do conflito entre israelenses e palestinos (1)

É comum lermos nos jornais ou escutarmos na TV que uma das causas da guerra entre israelenses e palestinos é o ódio milenar existente entre esses dois povos. Segundo o historiador Paulo Vizentini, tal afirmação não é verídica, pois, no passado, judeus e palestinos viveram por séculos em relativa harmonia.

O conflito só começou na passagem do século 19 ao 20, quando os judeus começaram a ser perseguidos na Europa Oriental sofrendo Progroms (massacres), sobretudo na Rússia czarista. Para se defender dos contínuos ataques e dos sentimentos de anti-semitismo que estavam se difundindo, os judeus criaram o sionismo, um movimento político que defendia o direito por parte dos judeus de constituir uma nação na terra de origem.

Em 1896, sai a obra de Theodor Herlz, O Estado Judeu, enquanto no ano seguinte realizou-se o 1º Congresso Sionista, na Suíça. Outra iniciativa importante do movimento sionista foi a fundação da Universidade Hebraica na Palestina. Tomou forma, portanto, todo um movimento de incitação ao retorno dos judeus na terra deixada séculos antes, em contraposição ao crescimento do anti-semitismo que da Europa Oriental passou a se difundir até na esclarecida França.

No final do século 19, começou, portanto, um fluxo de migrações moderado de judeus para a região da Palestina. Tal fluxo aumentou após a Primeira Guerra Mundial, com as grandes mudanças de então, entre as quais se destaca a Revolução Russa de 1917.
Para facilitar o enraizamento dos imigrantes na Palestina, a Agência Judaica começou a adquirir terras, sobretudo de proprietários que viviam distantes, o que resultou na obrigação para os camponeses de abandonar as terras onde trabalhavam.

Nota-Este artigo baseia-se no livro de Paulo Fagundes Vizentini. Oriente Médio e Afeganistão. Dois séculos de conflitos. Editora Leitura XXI.

Um comentário:

Mauricio C. Serafim disse...

Oi Ana, tudo bem? Um ótimo texto. Certa vez li que há uma diferença considerável entre os sionistas, (laicos, materialistas) e os judeus que professam sua religião, e que ambos tbém estão em conflito. Vc considera esta distinção? forte abraço!