quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Olimpíadas de Pequim - a China ganhou muito mais que medalhas de ouro

Concluiu-se, no domingo passado, a XXIX edição das Olimpíadas, sediada em Pequim.
Hospedar este evento assumiu, para a China, um significado que ultrapassou as fronteiras esportivas. Por meio dos Jogos Olímpicos, a China pôde celebrar triunfalmente a sua entrada no concerto das nações. A cerimônia de abertura constituiu o bilhete de visita oferecido em grande estilo ao mundo. E que estilo! Dificilmente outras nações poderão igualar o espetáculo que, no dia 8 de agosto, encantou o mundo. A harmonia de cores e formas, a disciplina dos milhares de integrantes das coreografias que lembravam os momentos mais importantes da história milenar chinesa, deixou em quem assistia a sensação de estar diante de um show inimitável. Estavam presentes quase todos os presidentes e primeiros ministros dos Estados participantes dos Jogos Olímpicos e tal presença para o governo chinês foi uma das principais vitórias: o reconhecimento internacional por excelência.

A China também saiu vitoriosa na conquista das medalhas de ouro. Foram 51 medalhas de ouro contra as 36 americanas. Ela conseguiu, portanto, afirmar-se também como superpotência esportiva.

Na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos, o presidente da China, Hu Jintao estava satisfeito. A missão de demonstrar ao mundo o valor da China estava cumprida. No seu discurso de agradecimento, Hu Jintao exaltou os princípios destes Jogos: o espírito de amizade, de solidariedade e de paz. Ele sublinhou a importância da compreensão mútua e o valor da amizade que une o povo chinês e os outros povos da terra.

Contudo, estas Olimpíadas ganharam também o primado em críticas e manifestações públicas de reprovação por parte da opinião pública internacional. Os protestos pró-Tibete e os atentados terroristas na província muçulmana de Xinjiang representaram humilhantes espinhos para o governo chinês. A opinião pública internacional esperava que estes Jogos trouxessem um melhoramento no respeito dos direitos humanos por parte do governo chinês. Deste ponto de vista, os Jogos Olímpicos foram uma decepção. A máquina de férreo controle das autoridades chinesas funcionou de forma capilar e sem tréguas. O governo chinês não podia permitir que nada estragasse o objetivo mais importante deste evento mundial tão longamente esperado.

Após o humilhante período do colonialismo europeu, durante o qual a China sofreu contínuos ataques à sua soberania por parte das potências ocidentais que a invadiram e a exploraram economicamente, agora a China podia se colocar no mesmo nível das outras nações. Talvez, para nós ocidentais, acostumados a uma tradição de liberdade de expressão, de natural prioridade do individual em relação ao coletivo, resulte difícil entender o sacrifício dos cidadãos chineses em prol da nação chinesa. Não quero assim justificar as repressões das manifestações de protestos, nem as escolhas arbitrárias do governo chinês para que tudo, nesses Jogos, estivesse perfeito. Fez a volta ao mundo, logo após a cerimônia de abertura, a notícia da substituição da menina (cantora) dos dentes tortos por uma menina esteticamente perfeita que simplesmente abria a boca sem emitir um único som, enquanto a voz celestial da menina dos dentes tortos ecoava pelo estádio. A China foi acusada de falsidade, de esconder o que é ruim, por trás de imagens aparentemente perfeitas. Tudo isto é verdade. A China é o país das contradições. Mas existe um país no mundo onde não há contradições? Considero naturalmente justo fazer pressões para que a situação de milhares de chineses melhore, mas me pergunto se essas críticas e pressões internacionais são sempre verdadeiramente altruístas ou escondem objetivos de interesse político-econômico?

Estas Olimpíadas uniram o povo chinês e alimentaram, como não acontecia há décadas, seu espírito nacionalista. Uma pesquisa americana revelou que os chineses são o povo mais satisfeito da própria evolução. Com 86% de otimistas, mantém o mais alto índice de confiança do planeta. Certamente estes Jogos ajudaram, pelo menos, a atingir esta meta.

Nenhum comentário: